Você acha que 8 horas de sono é o melhor? Pense de novo! | ciência | Relatórios aprofundados sobre ciência e tecnologia | DW

A maioria de nós toma como regra: uma noite inteira de sono significa oito horas para um adulto. Mas isso pode não ser verdade quando as pessoas atingem uma certa idade.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade Fudan, na China, descobriu que sete horas de sono podem ser a quantidade ideal de sono para pessoas de meia-idade e idosos.

no Um estudo publicado na revista natureza envelhecidaOs pesquisadores disseram que descobriram que sete horas de sono são melhores para o desempenho cognitivo e boa saúde mental.

Os pesquisadores examinaram dados de quase 500.000 participantes com idades entre 38 e 73 anos e descobriram que o sono insuficiente – mas também excessivo – está ligado a um desempenho cognitivo mais fraco e à saúde mental.

Os participantes do estudo relataram seus padrões de sono e também responderam perguntas sobre seu bem-estar e saúde mental. Eles completaram uma série de tarefas cognitivas que testaram a velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas. E aqueles que tiveram sete horas de sono ininterrupto tiveram um desempenho melhor em todos os aspectos.

No entanto, há uma ressalva: 94% dos participantes eram brancos, por isso não está claro se os resultados são verdadeiros para pessoas de cor e outras origens raciais ou culturais.

Outro fator importante é a consistência. Os melhores resultados foram observados em pessoas que mostraram pouca flutuação em seus padrões de sono por longos períodos de tempo e que permaneceram por sete horas.

Em outras palavras, dormir quatro horas antes de uma grande reunião não pode ser “compensado” com 10 horas de sono na noite seguinte.

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Sono interrompido: o risco de demência

Barbara Sahakian, professora da Universidade de Cambridge e . disse: Coautor do estudo.

Os pesquisadores disseram que a falta de sono provavelmente impedirá o processo de desintoxicação do cérebro. Eles também dizem que a interrupção das ondas lentas ou o sono profundo podem ser responsáveis ​​pelo declínio cognitivo.

Quando o sono profundo é perturbado, afeta a consolidação da memória e isso pode levar a um acúmulo de amilóide, uma proteína que, se não funcionar como deveria, pode causar “emaranhados” no cérebro, característicos de algumas formas de demência.

O sono inadequado ou excessivo pode ser um fator de risco para o declínio cognitivo na velhice.

“Embora não possamos dizer definitivamente que muito pouco ou muito sono causa problemas cognitivos, nossa análise parece apoiar essa ideia”, disse Jianfengfeng, cientista do cérebro e professor da Universidade Fudan. “Mas as razões pelas quais os adultos mais velhos têm sono ruim parecem ser complexas, influenciadas por uma combinação de composição genética e estrutura de nossos cérebros”.

A duração do sono afeta a estrutura do cérebro

Os pesquisadores também analisaram imagens do cérebro e dados genéticos, mas esses dados estavam disponíveis apenas para menos de 40.000 participantes.

Esses dados mostraram que a quantidade de sono pode estar ligada a diferenças na estrutura de regiões do cérebro, como o hipocampo, que é o centro da memória e aprendizado no cérebro, e o córtex pré-central responsável pela realização de movimentos voluntários.

Uma vez que o risco de doença de Alzheimer e demência – doenças do envelhecimento que vêm com deficiências cognitivas – foram associados à duração do sono, os pesquisadores disseram que é necessário mais trabalho no campo da ciência do sono.

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“Encontrar maneiras de melhorar o sono de idosos pode ser crucial para ajudá-los a manter uma boa saúde mental e bem-estar e [their] Evitando o declínio cognitivo, especialmente para pacientes com transtornos psiquiátricos e demência.

Edição: Zulfiqar Abani

Annaliese Franke

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